terça-feira, 22 de setembro de 2009



Orgulho de ser brasileiro





Sempre gostei muito de Nova Iorque, mas fazia 10 anos que não vinha por motivos particulares (um grande amigo daqui morreu e fiquei com problemas com a cidade).


Voltei agora com minha mulher e um dos 5 filhos e fiquei espantado com uma mudança substancial: o Brasil é adorado aqui agora.


Estava numa loja da Apple falando em português com minha mulher e um vendedor entrou na conversa dizendo en inglês que havia entendido tudo e que queria ajudar. Perguntei como ele entendeu, se ele falava português e ele disse que não mas que de tanto ouvir nossa língua estava se acostumando e cada vez mais entendendo, embora não conseguisse falar uma palavra. Sabia que o presidente era o Lula!


Fui ver uma peça na Broadway e estavam vendendo tradução simultânea em várias línguas. Qual a primeira da lista? Português!


Fui na loja da Nike e numa das salas havia 15 pessoas, 9 eram brasileiras. Ficaram tirando fotos e o gerente veio ver do que se tratava. Expliquei e ele me convidou para um café. Durante a conversa me disse que o Brasil é hoje o maior comprador da Nike em NY, ganhando da Europa inteira que vem em 2o. lugar… Sabia o nome do presidente também.


Hoje fui ver o Blue Man Group pela 3a vez e nos letreiros coloridos antes da peça havia avisos em português também. Conheço um dos trezentos azuis e por coincidência ele estava lá. Perguntei o que houve para colocarem nossa língua que nunca tinha visto, embora com dois erros (proibido com “h” e fotografer. Ele me disse na maior: vocês são nosso maior público… E mandou: como vai “o cara”?


Turismo se faz em época de crise? Não seria a primeira coisa que uma pessoa normal cortaria? Será que teve marolinha mesmo? Ou o Lula exagerou para mais?


Estou buscando atores que falem iídiche para um filme sobre imigração da Russia Czarista para o RS em 1904. Achei que iria ligar para as pessoas e ninguém iria querer falar sobre um filme brasileiro a ser rodado no Brasil: tem quase 50 atores para se inscrever nos testes. Uma cantora americana que ficou minha amiga me disse: quem não quer passar um tempo no Brasil? Ainda que ganhando pouco?


Gostaria que outros companheiros do portal contassem suas aventuras além mar para saber se estou maluco ou é isso mesmo: o Brasil é a bola da vez.


Bom domingo para todos.

Por José de Abreu

LN : http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/09/20/orgulho-de-ser-brasileiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação.

Twitter